Ethernet

Ethernet

Ethert

Ethernet


O protocolo Ethernet é um dos protocolos do nível mais baixo do modelo de referência TCP/IP, ele é responsável por padronizar a forma como os hardwares são implementados, sua estrutura é chamada de frame e nela possui técnicas como o Preamble que serve para sincronizar a velocidade de conexão entre as duas interfaces diretamente ligadas, atualmente podendo sincronizar principalmente em 10Mbps(Ethernet), 100Mbps (FastEthernet) ou 1000Mbps (GigaEthernet) vareando de acordo com o hardware dos dispositivos. (CIANET, Tecnologia Ethernet)

“O Ethernet é uma tecnologia baseada na norma IEEE 802.3 que define padrões de transmissão de dados e interconexões para redes locais (LAN). A tecnologia surgiu em 1972 com uma largura de banda de 10Mbps e foi desenvolvido pela Xerox, DEC (Digital Equipment) e Intel.” (CIANET, Tecnologia Ethernet)

Neste protocolo podemos também encontrar os MAC Address que são os identificadores das placas de rede, o MAC Address é uma sequencia de seis pares de números hexadecimais cuja os três primeiros pares representam os fabricantes e os demais os fabricantes controlam para que cada interface de rede possua endereço exclusivo. No frame temos o MAC Address de origem e o MAC Address de destino. Em nosso estudo está camada não é de muito importância tendo em vista que os de análise de trafego baseados em exportação de fluxo, não exportam informações sobre ela. (ULISBOA; Ver o endereço físico (Mac-Address), 2012)

“O mac-address é o endereço físico da placa de rede do seu computador. Este endereço é único e é com base nele que os equipamentos de rede (switchs) identificam o seu computador e lhe entregam todos os dados e informação” (ULISBOA; Ver o endereço físico (Mac-Address), 2012

frame
Ilustração do Frame Ethernet.

Deixe uma resposta